terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vice: Project Doom – Muita ação neste empolgante game do NES!

Informações Gerais:

Console: NES
Fabricante: Sammy
Ano: 1991
Categoria: Ação/Tiro/Corrida
Número de Jogadores: 1

Introdução

Vice: Project Doom foi criado pela Sammy Corporation e lançado em 1991. Tendo uma história intrigante, enredo bem elaborado e excelente jogabilidade, o jogo fez bastante sucesso entre os jogadores do NES. É semelhante aos jogos da clássica série Ninja Gaiden, mas não é uma mera cópia. Suas “cutscenes”, que ocorrem em todas as passagens de fases e quase todas sub-fases são ainda melhores que as da série do ninja Ryu! No Japão, o jogo foi lançado com o nome Gun-Dec.

História

A história de Vice é a seguinte: Um bando pequeno de alienígenas pousou na terra há alguns séculos. O meio-ambiente da terra era hostil para eles, mesmo com todas as propriedades sobre-humanas que possuíam. Por isso, produziram um Gel verde-neon (chamado de “Gel”) que os supria. No esforço de se misturar com a raça humana, começaram a produzir clones. Depois de séculos passados, surge a Beda Corporation. Esta empresa produz e distribui produtos tecnológicos, mas por trás disso também é a responsável pela manutenção da vida da raça alienígena na terra. O “Gel” causa diferentes efeitos em humanos. Quando usado, pode tornar um humano mais forte, e também ocasionar algumas mutações. Com isso, o gel é procurado pelas pessoas mais ricas do mundo. A Beda Corporation então começa a produzir o gel para lucro, mas mesmo com todos os efeitos, prova-se que é letal para usuários humanos. Autoridades da cidade “Vice” então mandam o oficial Quinn Hart e seu parceiro-detetive Reese procurar os fornecedores e produtores do gel misterioso. Durante as investigações, Reese desaparece. Seu corpo não foi encontrado e então é dado como morto. Agora, Quinn Hart, com sua equipe, precisa desvendar os mistérios do gel e continuar com sua investigação.

Três modos de jogo!

Um fator interessante é que Vice: Project Doom possui três formas de jogabilidades diferentes:

Modo de jogo Arcade: neste modo de jogo a movimentação de tela é em scroll vertical, onde o jogador deve controlar um carro armado e sair destruindos todos os inimigos que estiverem em seu caminho. A pista possui seu limite de espaço, portanto se o carro atingir o limite da mesma a barra de energia do jogador irá diminuir. No final dessas fases, se enfrenta um chefe, que possui sua própria barra de energia.

Modo de jogo Plataforma: neste a movimentação de tela é em scroll vertical, onde o jogador deve controlar o personagem em visão lateral. Para destruir os inimigos, o jogador contará com 3 tipos de armas diferentes:

- Katana (na versão japonesa) ou Chicote Laser (na versão americana): Arma de pequeno alcance, mas com vantagem de ter uso infinito e de ser muito efetiva contra os chefes. É a arma principal do jogo, e se o jogador for bem “hardcore” e habilidoso, pode utilizá-la 100% do jogo, sem fazer o uso das outras armas neste modo Plataforma.

- Magnun .44: Arma de médio alcance e pouco efetiva contra Chefões, sendo consequentemente menos usada no modo Plataforma por jogadores mais experientes, que de maneira sábia preferem guardar a munição desta arma para o modo de primeira pessoa, onde ela se faz realmente necessária. O uso da Magnun .44 é limitada, sendo que sua munição é recarregada a base de itens.

- Granadas: Arma de longo e excelente alcance que serve para destruir inimigos em lugares mais complicados. É uma arma que causa danos grandes na maioria dos chefes do jogo, e cujo uso também é limitado e recarregado a base de itens.

Modo Primeira Pessoa: Neste modo a movimentação da tela é em scroll horizontal. O controle é em primeira pessoa, ou seja, o personagem é invisível e o jogador deverá controlar uma mira. Nestas fases é possível escolher dois tipos de armas diferentes: a Magnum .44 e as Granadas.

Gráficos

Os gráficos de Vice: Project Doom são excelentes e possuem cores bem “mórbidas” e escuras, o que reforça o clima de mistério e suspense do jogo. Os cenários de fundo possuem muitos detalhes e todos os personagens e objetos foram muito bem elaborados. Sem dúvida Vice: Project Doom é um dos melhores jogos de ação lançados para o NES no quesito gráficos. Destaque para as “cut-scenes” que rolam durante o jogo, todas apresentando desenhos muito bem feitos, e que estão em um nível de qualidade superior até mesmos aos que foram vistos na série Ninja Gaiden, ou seja, são realmente excelentes e de muito bom gosto!

Efeitos e Trilha Sonora

Os efeitos sonoros são igualmente excelentes! Os sons dos tiros, explosões, trovões, etc, tudo muito bem feito! Nada de sons irritantes ou que soem deslocados do clima adulto e sério do jogo.

As músicas, bem, também são excelentes! A trilha sonora de Vice: Project Doom foi muito bem elaborada e suas músicas passam muito bem ao jogador todo o clima de aventura e mistério do jogo. Muitas das músicas são bem agitadas e empolgantes, fazendo a adrenalia do jogador realmente subir durante a jogatina! As músicas dos chefes são tensas e arrepiantes! Vice: Project Doom é mais um jogo do NES que mostra uma trilha sonora impecável e que dá gosto de ouvir com o volume bem alto, e mesmo com a fraca qualidade sonora do console, a qualidade das composições, no entanto, é algo inegável!

Jogabilidade

A jogabilidade é perfeita! Os comandos funcionam sem atrasos e o botão Select alterna as armas de maneira bem rápida. Em ambos os modos de jogo os controles funcionam de maneira excelente, fazendo com que o jogador não tenho do que reclamar. A movimentação do personagem principal do jogo no modo Plataforma, por exemplo, é bem fácil, e qualquer pessoa que tenha curtido outros jogos do gênero no NES não terá dificuldades em jogar Vice: Project Doom.

Dificuldade

A dificuldade do jogo é alta, mesmo que no começo ele pareça bem fácil, mas a “coisa” vai ficando bem mais complicada no decorrer das missões enfrentadas por Quinn Hart. As fases possuem suas particularidades e inimigos, e mesmo que as iniciais não chegam a dar muito trabalho, as finais são osso duro de roer! Para amenizar um pouco a dificuldade do jogo há itens que são conseguidos ao derrotar alguns inimigos que servem para restaurar a energia perdida. Os chefes contudo, possuem um esquema repetitivo de ataque, fazendo então com que jogadores mais experientes possam decorar este esquema para vencê-los com uma certa facilidade.

Conclusão

Vice: Project Doom é um dos melhores jogos de ação lançados para o NES. Trazia grandes qualidades e modos interessantes e diversos tipos de jogabilidade em um mesmo “pacote”, o que fez com que ele se destacasse entre os outros jogos do estilo lançados em sua época. Um jogo com um enredo bem interessante, digno de um filme, e que é garantia de boas horas de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário