terça-feira, 4 de agosto de 2009

A grande estréia de Mega Man!

Informações Gerais

Ano de lançamento: 1987
Console: NES
Fabricante: Capcom
Categoria: Ação
Número de jogadores: 1

E nasce Mega Man!

Lançado em 1987 para o NES, Mega Man logo se tornou um dos jogos mais aclamados do sistema de 8 Bits da Nintendo. Mesmo sendo mais um jogo de plataforma estilo “Super Mario Bros” à primeira vista, Mega Man trouxe novidades interessantes.

História

A história do jogo é a seguinte: No ano 20XX, dois cientistas, Dr. Thomas Light e Dr. Albert W. Wily, desenvolveram oito robôs para ajudar a humanidade, fazendo trabalho pesado e em condições extremas que os humanos não agüentariam. Deram-lhes o nome de Robot Masters. Eles são: Mega (assistente), Roll (dona de casa), Cut Man (lenhador), Guts Man (operário), Ice Man (criado para trabalhar em lugares extremamente frios), Bomb Man (demolidor), Fire Man (incinerador) e Elec Man (trabalho em usinas de força). Quando o trabalho deles foi reconhecido pelo mundo, apenas o Dr. Light recebeu crédito, e o Dr. Wily enlouqueceu e quis vingança, roubando seis dos Robot Masters e os reprogramando para o obedecer e o ajudarem a dominar o mundo. Dr. Light então modifica Mega, seu assistente que ele cria como se fosse seu filho, e o transforma em um robô de batalha chamado Mega Man para salvar o mundo das loucuras de seu assistente, Dr. Wily.

Um jogo de ação bem original para a época!

Uma novidade bem interessante que Mega Man trazia para o mundo dos jogos de plataforma, era que nele você podia escolher livremente qualquer uma das seis fases iniciais do jogo. Outro detalhe também bastante interessante é que o personagem Mega Man tem o poder de aprender as técnicas dos outros seis robôs inimigos. Para isso ele tem que vencê-los primeiro e absorver então seus dados. Isso foi algo bem original para a época e se tornou marca registrada da série! O herói ainda tem como arma um canhão no seu braço direito, extremamente prático na destruição dos inimigos menores. Outros dois detalhes curiosos é que Mega Man foi o único jogo da série a possuir pontuação e também o único em que não havia passwords.

Gráficos

Os gráficos de Mega Man são simples, mas muito bem feitos para o ano em que o jogo foi lançado. Basta fazer uma comparação com outros jogos estilo plataforma da mesma época, para comprovar que o time da Capcom caprichou o máximo que podia! Os cenários são bem desenhados, assim como os personagens do jogo. Os fundos dos cenários algumas vezes pecam pela simplicidade(como quando não há detalhe algum, sendo apenas um fundo simples de uma cor apenas), mas tem o mérito de não serem repetitivos. Cada fase tem cenários com suas características próprias, o que dá uma vantagem para Mega Man neste quesito, já que na época em que saiu, era muito comum jogos terem seus cenários quase que todos iguais ou que se repetiam demais, dando ao jogador a sensação de estar jogando sempre a mesma fase.

Efeitos e Trilha Sonora

Os efeitos sonoros estão perfeitos para o estilo do jogo. Os barulhos dos tiros, explosões, tudo foi muito bem feito. Alguns efeitos sonoros deste jogo tiveram obrigatoriamente que aparecer nos jogos posteriores, pois são realmente ótimos!

As músicas seguem o mesmo padrão de qualidade dos efeitos sonoros, ou seja, são perfeitas! A trilha sonora de Mega Man é compostas de temas excelentes e que ditam de maneira perfeita todo o clima desta grande aventura.

Jogabilidade

A jogabilidade de Mega Man é muito boa! Todos os comandos funcionam de maneira precisa! O herói pode atirar com seu canhão, pular, subir escadas e correr com grande desenvoltura! Não há do que reclamar!

Dificuldade

A dificuldade de Mega Man é bem acentuada, ainda mais nas fases finais e decisivas. As fases são cheias de inimigos diversos e perigosos, com chãos cheios de pontas de ferro que fazem você explodir ao tocar neles, abismos sem fundo que também levam o herói a morte certa caso ele caia em algum deles, e em algumas existem até lança-chamas que querem que você vire churrasco! Os chefes do jogo já podem ser vencidos de uma forma mais fácil se você utilizar a arma certa contra eles. Por exemplo, qual a melhor forma para destruir o robô Fire Man? Utilizar na batalha contra ele o “Ice Slasher”, a técnica obtida ao se derrotar o Ice Man! Se o jogador usar a seqüência certa para se enfrentar os 6 robôs a serviço de Dr.Willy, ele não terá tanto problema em vencê-los. Se mesmo assim estiver penando para passar por um chefe(como algum dos três chefes finais), o jogador poderá apelar para o truque do “botão Select”. Ele é simples: quando o seu tiro tocar o inimigo pressione Select. O inimigo continuará piscando indicando que ele está sendo danificado. Aperte Select várias vezes para simplesmente detonar a energia do inimigo. Caso o adversário não seja vencido de primeira, acerte ele novamente e repita a operação. Para muitos jogadores esse truque tira a graça do jogo, então a escolha vai de cada um se é legal utilizá-lo ou não.

Conclusão

Mega Man foi o pontapé inicial de uma das séries mais cultuados do universo dos videogames. E foi um excelente começo, trazendo um sistema de jogo original, desafiante e muito, muito divertido! Não foi por mero acaso que o robô azul se tornou o mascote da Capcom…

Nenhum comentário:

Postar um comentário