quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Super Mario Bros. 2 (Japonês)

Super Mario Bros. 2 (Japonês) é um dos jogos mais obscuros do mascote da Nintendo e que foi lançado em disquete para o Famicom Disk System, um periférico do Famicom que era problemático que nunca foi lançado no ocidente…

Ficha Técnica

Título: Super Mario Bros. 2 (Japonês)
Ano de lançamento: 1986
Console: Famicom Disk System
Fabricante: Nintendo
Gênero: Ação / Plataforma
Número de jogadores: 1

Jogo desconhecido, protagonista famoso

01.png 02.png

O título reflete o jogo analisado. Super Mario Bros. 2 (Japonês) é um dos jogos mais obscuros do mascote da Nintendo e que nunca foi lançado por aqui. O jogo foi lançado em disquete para o Famicom Disk System, um periférico do Famicom que rodava disquetes e que era problemático que nunca foi lançado no ocidente. Só ficou conhecido no ocidente através de seu remake para Super NES da coletânea Super Mario ALL Stars. Super Mario Bros. 2 (Japonês) mais parece uma expansão do primeiro Super Mario do que uma sequência. O jogo é quase o mesmo que o anterior. Só teve alguns acréscimos que serão vistos logo abaixo.

Alto grau de dificuldade

Uma das características deste jogo é o seu alto grau de dificuldade em relação ao primeiro. Por causa disso e também por sua grande semelhança com Super Mario 1 a Nintendo Americana optou por não lançá-lo nos EUA. Em compensação eles fizeram o seu próprio Super Mario Bros 2 modificando um jogo chamado Doki Doki Panic substituindo os protagonistas dele por Mário e sua turma.

Novidades

03.png 07.png

Super Mario Bros. 2 (Japonês) veio com estes acréscimos:

- Cogumelos Venenosos: Cogumelos de cor marrom e que fazem o inverso dos vermelhos. Encolhem o personagem se ele estiver grande ou o mata caso esteja pequeno.

- Backward Warp Zones: Canos de cor cinza que levam o personagem a uma fase anterior. Eles fazem o contrário das Warp Zones normais que são canos verdes e levam o jogador a uma fase posterior.

- Trampolins verdes: Trampolins mais fortes que os vermelhos do jogo anterior, eles podem proporcionar saltos estratosféricos. Facilitando assim sua passagem por fases mais difíceis.

- Plantas Piranahs Vermelhas: Ainda não vi estes inimigos mas pelo que pesquisei elas aparecem nos canos, justamente no momento em que o jogador se aproxima de um deles.

- Bloppers flutuantes: Essas lulas no jogo anterior só apareciam em fases aquáticas. Aqui elas também aparecem em fases terrestres flutuando no ar.

- Presença de inimigos terrestres na água: Inimigos terrestres como Koopa Troopas e Goombas também aparecem em fases aquáticas como reforço para os Bloppers e Cheep - Cheeps.

- Correntes de vento: Fortes correntes de vento surgem para dificultar seus saltos de abismos. Elas podem ser notadas através de folhas voando.

04.jpg
Fake Bowser

- Fake Bowser: Aparece nas metades dos mundos 8-4 e D-4. Sua cor é mais escura que o verdadeiro.

Mudanças em relação ao original

06.pngO jogo traz algumas mudanças nos gráficos. O chão dos cenários, as plataformas flutuantes e os cogumelos são diferentes do jogo anterior, além dos novos tipos de árvores que aparecem em alguns cenários. Já os itens do jogo anterior também aparecem por aqui.

Outra caracterítica deste jogo é que ele não tem a opção de dois jogadores alternados, o que é costume nos jogos da série. Aqui é possível escolher entre Mário e Luigi que podem ser escolhidos com o botão Select nas opções “Mario Game” e “Luigi Game”.

Os dois irmãos apesar de serem graficamente iguais tinham suas cores diferentes.
Agora eles tem habilidades próprias. Mário pode correr mais rápido e tem maior facilidade em parar. Enquanto Luigi pode dar pulos mais altos que seu irmão Mário.

O jogo possui 9 nove mundos, um a mais que no jogo anterior, mas o nono mundo só pode ser habilitado sem o uso de Warp Zones. E possui 4 tipos de fases: Terrestre, Aquática, Subterrânea e o Castelo sendo que enste último você enfrentará Bowser Koopa no final dele. Algumas fases são cheias de abismos e inimigos chatos além dos obstáculos.

Uma outra novidade do jogo é o continue. Caso suas vidas acabem, aparecem as opções Continue e Retry. Continue continua no mundo em que parou, mas volta para o primeiro, já Retry reinicia o jogo da primeira fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário