terça-feira, 4 de agosto de 2009

Super Mario Bros 3 – O clássico ressurge no Super Nintendo!

Informações gerais

Ano de lançamento: 1988/1993
Plataforma: Super Nintendo.
Fabricante: Nintendo.
Gênero: Ação/Plataforma.
Número de jogadores: 1 a 2.

Simplesmente clássico!

Super Mario Bros 3 foi o maior fenômeno de vendas na história dos vídeo games. A série Mario se tornou um grande sucesso na década de 80. O sucesso foi tão grande que em 1993 a Nintendo lançou Super Mario All Star. O cartucho trazia os três games originais do Mario, mais o Super Mario Bros 2 lançado somente no Japão com gráficos e som renovados, mas com as mesmas fases, jogabilidade e diversão no Super Nintendo. Nos meus 10 anos de idade eu adquiri este cartucho, foi graças a ele que pude conhecer este grande clássico do Mario. Confira a seguir, uma análise da versão remake de Super Mario Bros 3.

Super Mario Bros em sua versão original encantou todos os jogadores com o seu charme. Por isso, não me resta dúvidas de que a versão em 16 bits não supera a original. Ainda sim, é muito interessante jogar este clássico numa versão melhorada.

História

Mario e Luigi trouxeram a paz de volta para o reino dos cogumelos. Mas no mundo dos cogumelos as coisas estão cada vez piores. Bowser mandou seus filhos para os castelos dos reis para roubar o cetro mágico de cada um deles para que pudessem dominar o mundo dos cogumelos.

Mario e Luigi partem para o mundo dos cogumelos para acabar com essa bagunça e libertar esse novo mundo das garras do malvado Bowser e sua família maluca.

Mundos divididos por mapas

Super Mario Bros 3 traz oito mundos com muitas fases para você atravessar. Este foi o primeiro game da série a dividir os mundos através de mapas, há muitas fases para se atravessar e a maioria dos mundos trarão no mínimo três castelos e um navio, que é onde você enfrentara o chefe do mundo.

SMB3 trouxe uma série de novidades que infelizmente ficaram de fora em Super Mario World. A primeira delas é que Mario pode guardar uma grande quantidade de itens para que o jogador use-os quando bem entender. Existem várias maneiras de se conseguir os itens.

No mapa dos mundos haverá pontos que podem ser encarados como fases bônus, o mais comum deles é a cabana do Toad, o pequeno cogumelo dará a você três baús para que você abra apenas um deles e pegue o item que estiver nele, quando você mata o chefe de um castelo aparecerá no mapa um cartão que lhe levará a um jogo da memória, cada figura representa o item que você ganhará caso ache o par do mesmo. Outro ponto importante no mapa é um mini-game onde você deve montar uma imagem com suas três partes iguais, você ganha vidas se o fizer da maneira correta.

Outras maneiras de ganhar vidas é coletando 100 moedas para ganhar uma vida extra, no final de cada fase você verá uma caixa onde os itens estão sempre mudando, a cada três vezes que você bater nessa caixa você ganhará vidas, mas se você fizer uma sequência com os mesmo itens vai faturar 5 vidas de uma vez!

Usando itens

O número de itens que Mario poderá guardar é realmente extenso, quando estiver na tela de mapa basta o jogador pressionar Y ou X para visualizar o seu inventário. A maioria dos itens podem ser muito úteis, por exemplo: Se você perder uma vida enquanto tentava atravessar um navio terá de recomeçar sendo o pequeno Mario, nessas situações basta você selecionar um item na tela de mapa, podendo então recomeçar a fase estando como Super Mario, Mario de Fogo ou até mesmo a forma de guaxinim.

Os Power Ups deste jogo também estão ótimos. No primeiro Mario Bros podia-se se transformar apenas em Super Mario e Mario de fogo, agora existem mais formas além dessas.

Dentre as novas formas o destaque vai para o Reccon Mario, ou, forma de guaxinim, como ficou conhecida pelos fãs. Estando nessa forma Mario pode atacar os inimigos com sua cauda e voar. Para voar basta correr até que a barra Power fique completa, feito isso basta apertar o botão Y seguidamente para fazê-lo voar.

Há outras formas interessantes que Mario pode assumir que lhe dão outros poderes tais como lançar martelos, se tornar um sapo que nada com mais facilidade na água e etc.

Além dos novos Power Ups, ainda há itens que ajudam Mario, alguns deles são nuvens que permitem que Mario passe por uma fase do mapa sem ter de jogá-la ou então o conhecido Warp Zone, que permite Mario escolher o mundo para o qual deseja avançar. Super Mario All Star traz a ótima opção de salvar seu jogo, o que torna o uso das Warp Zones totalmente inútil.

Gráficos

Os gráficos de SMB3 no Nintendo já eram muito bons, no Super Nintendo ficaram melhores ainda. No Nintendo as fases apresentam fundos de telas simples e agradáveis, mas a maioria desses cenários de fundo são apenas uma cor, já no Super Nintendo os fundos ficaram mais detalhados com nuvens, montanhas, cachoeiras e montes de áreas. Dentro dos castelos também há belos fundos de telas com paredes e janelas. Dentro dos navios então é muito mais legal, foram adicionados efeitos de nuvens e trovões, passando um clima mais tenso para o jogador.

O desenho dos personagens também ficaram bem legais e com cores mais bem distribuídas, todos os inimigos ficaram bem desenhados e sem nenhum defeito.

Efeitos sonoros e músicas

Os efeitos sonoros são muito bons, praticamente todos eles foram tirados de Super Mario World, estão todos muito bem agradáveis de escutar.

A trilha sonora já era ótima na versão original do game, os 16 bits ficaram melhores ainda. Com o chip de som superior do Super Nintendo as músicas ganharam leves arranjos orquestrados que as deixaram bem legais, destaque para a música dos navios que passa um clima de mistério ao jogador.

Apesar dessa melhora sonora, eu ainda me divirto mais ouvindo as músicas deste game nos seus limitados 8 bits, mas o cuidado da Nintendo com a trilha esta de parabéns. Seria bom se a Tecmo tivesse tomado cuidado igual ao remixar a trilha da série Ninja Gaiden, que ficou com a trilha sonora muito ruim em seu remake para o SNES.

Controles e dificuldade

Ficaram bons, mas pessoalmente eu ainda prefiro os controles da versão original. No Nintendo os comandos são super suaves, a versão do Super Nintendo não passa essa mesma sensação. Há uma novidade legal nos controles, agora Mario poderia carregar os cascos das tartarugas e pedras azuis que aparecem durante as fases.

A dificuldade não é extrema, mas este é sem dúvida o game mais difícil da franquia. As fases são curtas, mas cheias de inimigos chatos e buracos para pular. Há muitas fases onde a tela se movimenta sozinha, fazendo com que o jogador seja rápido! Os castelos não são tão difíceis de atravessar. Os navios também são um pouco trabalhosos e exigem da agilidade do jogador. Os chefes por outro lado são bem fáceis de serem vencidos.

Conclusão

Mesmo depois de quase 20 anos Super Marios Bros 3 continua sendo para muitos o melhor game da franquia Mario até hoje, Super Mario All Star foi uma bela maneira de mostrar aos jogadores os antigos games da série Mario, e principalmente, de mostrar o seu maior clássico até hoje.

Como disse acima, conheci este game através do Super Mario All Star, só pude jogar a versão original através de emuladores alguns anos depois. Não importa se é a versão remake ou a versão original, Super Mario Bros 3 até hoje continua sendo muito especial para qualquer um que teve a chance de jogá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário