terça-feira, 4 de agosto de 2009

International Super Star Soccer – Toda a emoção da copa de 1994 no Super Nintendo!


Informações Gerais:

Ano de lançamento: 1995.
Plataforma: Super Nintendo.
Fabricante: Konami.
Gênero: Esporte.
Número de jogadores: 1 a 2.

Seria este o inicio da série Winning Eleven?

O futebol é uma paixão mundial e uma paixão como esta não poderia ficar de fora do mundo dos games. Como muitos dos gêneros de games os de futebol foram evoluindo também, e o ápice desta evolução na década de 90 sem dúvida foi International Super Star Soccer.

Atualmente, existem duas séries de games de futebol que disputam a popularidade entre os gamers, a série FIFA (Da Eletronic Arts) e a série Winning Eleven (Da Konami). Acontece que quando o primeiro Winning Eleven foi lançado muitos o trataram como uma continuação de ISSS, que em sua época também foi uma série duradoura. Evidentemente que não é uma continuação, mas com certeza serviu de inspiração, já que ambos os games são da mesma produtora. Mas veja bem, eu disse que MUITOS fãs o tratam como uma continuação, mas isso nunca foi oficializado pela Konami, até por que na realidade a série Winning Eleven não é uma continuação de International Super Star Soccer.

É evidente também que desde inicio a Eletronic Arts e a Konami competiam em games de futebol, mas a série FIFA sempre seguiu padrões de jogabilidade mais técnicos, enquanto os de ISSS eram mais simples. Apesar disso, tanto FIFA quanto International Super Star Soccer foram séries muito queridas na era dos 16 bits.

A copa do mundo de 1994

Essa é uma das copas que até hoje vive na memória dos Brasileiros, eu ainda era bem novo neste ano, mas ainda me lembro bem que a final daquela copa tirou o fôlego da torcida Brasileira e também da torcida Italiana, um ano depois a Konami fez o ISSS baseado nesta copa. Apesar disso, por questões judiciais a Konami não usou nenhum dos nomes dos jogadores de nenhuma das seleções, em vez disso criou seus próprios jogadores, algum deles conquistaram fãs, como o atacante da seleção Brasileira, Alejo, ele até tem uma comunidade no Orkut.

Apesar dos nomes, na época muitos jogadores notaram semelhanças nos desenhos dos jogadores com os mesmos, alguns juram que o crespo e cabeludo da seleção Italiana é ninguém menos que Roberto Bágio. Se essa foi a intenção da Konami, nós nunca saberemos!

Mesmo sendo superior ao FIFA na parte de jogabilidade e gráficos, International Super Star Soccer se limitou apenas em adicionar a copa do mundo em seu jogo, uma falha que pode ser até mesmo grande, já que o game da Eletronic Arts trazia vários torneios, além é claro da copa do mundo.

A copa do mundo funciona em ISSS da maneira que qualquer campeonato de futebol deve ser. Você pode escolher qualquer uma das 27 seleções disponíveis no game, todas elas presentes na copa de 94, uma vez escolhida a sua seleção elas são dividas por grupos, cada grupo trazendo quatro seleções. Na fase de eliminatórias você jogará três partidas, é necessário ganhar pelo menos duas para prosseguir para a segunda fase do torneio. A segunda fase se divide em oitavas de final, quartas de final, semi-final e final. Nesta etapa você não pode perder nenhuma partida ou estará fora do torneio, simples assim!/font>

Cuidando do seu time

Todas as 27 seleções do game são boas, algumas são melhores que as outras devido ao status que os jogadores de cada time trazem, mas isso não é o que mais conta, se você não dominar todas as jogadas nem mesmo a melhor seleção do game vai ser suficiente para que você se dê bem.

No menu principal de partidas você poderá ver a opção de substituição, nessa opção você verá todo o elenco de seu time, ao todo você tem 15 jogadores em seu time, 11 deles fazem parte do time titular e 4 estarão no banco de reservas. Jogadores com o nome rosa são os atacantes, os de nomes amarelos são os meio campos e os de nome verde a zaga, o jogador do topo é o goleiro. Você pode mudar a posição de seus jogadores da forma que bem entender só não pode mudar a posição do goleiro. Repare que cada jogador tem uma barra de Status com quatro quesitos: Técnica, potência de chute, velocidade e marcação de campo, através dessa barra você decidi a posição que cada jogador pode fazer uma melhor atuação. Você é o técnico, você decide!

Preste atenção também nas condições físicas de cada jogador de seu time, a condição física é representada através dos rostos ao lado de cada nome: Se o rosto estiver rosa e com um largo sorriso significa que aquele jogador esta em condição física máxima, se ele estiver com o rosto com um sorriso simples e meio bege significa que o jogador esta em condições mínimas de jogar, mas se o rosto estiver azul e triste é por que aquele jogador esta exausto, o condicionamento físico influência nos valores da barra de status de seus jogadores, lembre-se que um jogador cansado pode prejudicar a performance do time durante a partida.

Antes de cada jogo começar você pode fazer quantas substituições desejar em seu time, mas depois que o jogo começar você terá poderá fazer apenas quatro, então faça as substituições com sabedoria.

O game ainda traz opções de táticas, você pode deixar o seu time em equilíbrio entra jogar de modo ofensivo ou defensivo, mas também pode também optar por deixar os jogadores totalmente ofensivos ou deixá-los na retranca, isso também fica a escolha do jogador.

Em partidas amistosas você pode escolher um dos três juízes que irão apitar a partida e também escolher um dos três tipos de estádios, ainda no modo amistoso você pode tirar faltas, impedimentos e cartões.

Gráficos

Para época foram realmente impressionantes, os estádios traziam detalhes ótimos e até mesmo variados, você poderia jogar uma partida em um campo ensolarado, chuvoso ou até mesmo nevado. O gramado trazia detalhes muito interessantes. A visão de jogo também era satisfatória por que não afetava a jogabilidade (Na série FIFA eu sempre achei que a visão do jogo acabava por prejudicar a jogabilidade).

Os jogadores também traziam desenhos muito bons, é notável que a Konami inspirou-se nos jogadores das seleções para desenhar os jogadores de ISSS, a animação deles também foi muito bem feita, nas faltas às vezes os jogadores levantam o braço para indicar que são para eles ou coisas do tipo, movimentos muito comuns de ver em jogos de futebol.

Efeitos Sonoros

Naquela época a grande maioria dos simuladores de futebol trazia músicas durante as partidas. No caso de International Super Star Soccer a Konami fez diferente, em vez de escutar uma música você vai escutar a torcida do estádio, isso deixa as partidas mais realistas e divertidas.

Este também foi o primeiro jogo de futebol a usar narrações. Claro que não é o tipo de narração que escutamos em jogos como FIFA 08. É que até aquela época só escutávamos um cara gritando “Gol!” quando um gol era feito e geralmente esse grito era bem mal feito (Sega Soccer é um exemplo perfeito disso). Mas em ISSS podemos ouvir o narrador falar quando acontece uma falta no jogo, quando um jogador leva cartão, além do próprio grito de gol que ficou muito bem feito aqui neste game. Naquela época isso tudo foi uma grande revolução, jogadores da atual geração podem encarar isto como uma grande piada!/font>

Jogabilidade e Dificuldade

Esta perfeita, ainda que leve um tempo para que o jogador domine todos os comandos do game. É possível dar toques de leve pressionando o botão B, apertando o botão X você pode executar chutes mais diretos que são mais indicados na hora de fazer um gol, chutes mais altos podem ser executados com o botão A, neste mesmo botão você pode dar os clássicos carrinhos para derrubar o jogador adversário, segurando o botão Y o jogador poderá correr mais rápido, o ponto negativo disso é que correndo você não poderá executar dribles e pressionando L ou R você passa o comando para o jogador que estiver mais próximo da bola. Se quiser praticar todas as jogadas possíveis do game basta acessar o tutorial (Training) no menu principal do jogo.

International Super Star Soccer traz três níveis de dificuldade: Fácil, moderado e difícil. Mas mesmo no nível fácil o jogo pode ser um pouco trabalhoso, principalmente para os novatos. Este não é o tipo de jogo que você aprende a jogar em questão de minutos, vai ser preciso perder muitas partidas até começar a dominar os comandos. Aconselho que os novatos comecem jogando partidas amistosas com três minutos cada tempo no nível fácil para que você possa ir pegando o jeito, depois comece a jogar no modo torneio no nível normal. Quando finalmente já for um verdadeiro Ronaldo Fenômeno se aventure a jogar no nível difícil para sentir o desafio das partidas de ISSS.

Conclusão

Não há dúvidas de que International Super Star Soccer foi um jogo revolucionário no seu gênero, também não há duvidas de que este serviu de base para a atual série Winning Eleven e também para muitos outros games de futebol que vieram em seguida.

International também foi alvo de muitas versões hackers. Programadores brasileiros fizeram algumas alterações no jogo e comercializaram uma versão hackeada com o nome de Campeonato Brasileiro, a versão vendeu muito bem nos camelos e alguns até pensavam que aquele de fato era uma versão lançada pela Konami. Outra coisa curiosa era que nessa versão hackeada o uniforme do São Paulo era verde e branco, realmente esquisito!

Eu estaria mentindo em dizer que hoje em dia ainda jogo International Super Star Soccer, pessoalmente gosto mais de jogar FIFA 08 que traz muitas melhorias em relação à ISSS. Mas na época que tinha meu velho Super Nintendo eu costumava jogar todos os dias este jogo. Este é mais um daqueles games que é ótimo jogar sozinho e melhor ainda com um amigo, qualquer gamer fã de futebol e de vídeo games com certeza teve pelo menos um contato mínimo com este clássico absoluto do Super Nintendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário