terça-feira, 4 de agosto de 2009

H.E.R.O – Um dos melhores jogos do Atari 2600!

Informações Gerais:

Categoria: Ação
Console: Atari 2600
Ano de lançamento: 1984
Fabricante:Activision
Número de jogadores: 1

Um clássico!

H.E.R.O. foi lançado pela Activision em 1984 para o Atari 2600. É o meu jogo favorito do Atari. Tinha o cartucho e joguei muito. Cheguei até a participar de um campeonato do jogo na locadora aonde alugava “fitas” do Atari.

H.E.R.O. é a sigla de Helicopter Emergency Rescue Operation. O objetivo do jogo é guiar o herói Roderick Hero através de cavernas repletas de perigos para resgatar os mineiros que estão presos no interior de uma montanha vulcânica.

Controles fáceis…

Os controles de H.E.R.O. são simples, como a maioria dos jogos de Atari. Com o joystick se controla a direção em que Hero voa (ele usa uma mochila com uma hélice de helicóptero chamada prop-pack) ou caminha/corre. O botão serve para atirar com o raio laser que vem equipado no capacete de Hero ou, quando usado em conjunto com o direcional para baixo, para explodir uma parede com dinamite.

Usando o botão de SELECT do console do Atari dá para selecionar o nível em que o jogo começa (1, 5, 9, 13 ou 17), que corresponde respectivamente ao game 1, 2, 3, 4 ou 5 selecionado. O default é obviamente o nível 1. O jogo que começa no nível 17 (game 5) tem uma característica peculiar: os níveis são aleatórios.

Dinamites e raio laser…

A dinamite serve para destruir paredes que bloqueiam a passagem de Hero, mas se você não tiver mais dinamite dá para destruir com o raio laser também. Eu descobri isso da pior forma possível. Estava no meio de um campeonato, já tinha usado de bobeira toda a minha dinamite e fiquei preso atrás de uma parede. Passei um tempo sem saber o que fazer quando no desespero eu comecei a usar o laser na parede e reparei que ela estava ficando mais fina. Demora um bom tempo, mas dá para destruir paredes assim. Eu só recomendo para quem já tiver usado todas as bananas de dinamite ou for masoquista.

Muitos níveis para jogar…

H.E.R.O. tem 20 níveis, mas o jogo continua após o nível 20, só que no lugar do número do nível aparece escrito PRO na tela. A partir do nível 20 as fases são cópias dos níveis 13 a 20 que se sucedem repetidamente.

Segundo o manual do jogo, H.E.R.O. só termina mesmo quando se alcança um milhão de pontos. Na época em que o jogo foi lançado nos Estados Unidos, quem conseguisse fazer mais de 75.000 pontos podia mandar uma foto da TV para a Activision que recebia em casa a condecoração “Order of the H.E.R.O.”.

Ao final de cada nível você recebe um bônus em pontos pela quantidade de energia remanescente, que vai diminuindo com o tempo, e pelo número de bananas de dinamite que não foram usadas. Você começa o jogo com 3 vidas e ganha uma a cada 20.000 pontos até o máximo de 6 vidas.

Os perigos que Hero enfrenta são vários. Vai de morcegos e aranhas até rios de lava e paredes de magma.

Uma lanterna para ajudar na aventura…

A lanterna é um caso a parte. É ela que ilumina a caverna. Se você passar por cima dela a iluminação daquela tela se apaga e fica difícil achar a passagem para a tela seguinte, a não ser que você já tenha decorado o caminho.

Várias versões de um mesmo jogo?!

Na época do Atari era comum um mesmo jogo ser montado e vendido por companhias diferentes. O jogo em si é o mesmo, sempre da Activision, mas a embalagem varia bastante. Em alguns casos as empresas distribuidoras chegavam até a alterar a rom do jogo colocando seu nome na tela inicial ou no rodapé das telas. H.E.R.O. teve também versões para vários consoles e computadores de 8 bits da época, como Atari 5200, Commodore 64, MSX, Amstrad, Apple 2, Colecovision, ZX Spectrum, SG-1000 (foto ao lado) e Atari 800.

H.E.R.O. também apareceu em coletâneas recentes, como Activision Anthology para Playstation 2 / Game Boy Advance e Activision Classics para o Playstation 1. A caixa de H.E.R.O. para o Atari 5200 vinha com um encarte que era uma história em quadrinhos de Hero. Quem tinha o jogo para o Atari 5200 também podia entrar para a “Ordem de H.E.R.O.”. Era até mais fácil. Bastava fazer 70.000 pontos, ao contrário dos 75.000 exigidos para o Atari 2600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário