Já faz mais de 15 anos que Toejam & Earl foi lançado e esse fantástico jogo ainda é muito divertido de se jogar. É com certeza um dos games mais originais e criativos já feitos. Já na abertura do jogo dá para perceber a criatividade dos desenvolvedores com a brincadeira com o logo da SEGA. Toe Jam & Earl foi lançado em 1991 pela SEGA com exclusividade para o Mega Drive.
História
Toejam e Earl são dois alienígenas do planeta Funkotron que caem na Terra após um desastrado passeio pelo espaço. Durante sua estadia em nosso planeta eles têm que recuperar os 10 pedaços de sua nave espacial, que se espatifou na queda, para retornar a seu lar. Eles terão que aprender também a lidar com nossos estranhos e primitivos habitantes.
Modo de jogo:
Primeiro você pode escolher entre jogar com o ToeJam (ele é mais rápido, mas tem uma barra de energia menor), Earl (é mais lento, mas em contrapartida tem mais energia) ou 2 jogadores (um com o Toejam e outro com o Earl). ToeJam & Earl pode ser jogado de 2 modos: em um mundo fixo (fixed world) ou em um mundo aleatório (random world). No mundo fixo, os elevadores, presentes e peças da nave ficam sempre nos mesmos locais. Já no mundo aleatório, tanto os elevadores como as peças de nave mudam de lugar, a cada jogada. O mapa de cada nível também varia, assim como os presentes. O modo aleatório contribui muito para a longevidade do game.
O jogo não pode ser salvo, mas acredite, você não vai sentir muita falta. Após começar uma partida é difícil abandonar no meio. Terminou o jogo com ToeJam ? Pode crer que você vai querer vencê-lo com Earl também. Cansou do modo fixo ? Use o modo aleatório. Um amigo chegou em casa ? Arraste-o para jogar em dupla. Já perdi as contas de quantas vezes já terminei esse jogo, em todos os modos, mas não consigo enjoar de jogá-lo no modo aleatório. Ainda há opções para rever a divertida introdução do jogo, alterar a configuração dos botões do gamepad e tirar um sonzinho no modo “Jam Out”.
Som
Um dos pontos altos do jogo é o som. Da trilha sonora funkeada (funk americano dos anos 70) aos efeitos sonoros do jogo, tudo é de primeira qualidade e de extremo bom humor. Você tem até uma opção (Jam Out) que transforma o gamepad do Mega Drive numa bateria eletrônica. Dá até para fazer uns scratches com o direcional. Não tem função prática alguma no jogo, mas serve para demonstrar a qualidade do som do jogo. Para quem quiser relembrar ou conhecer, segue o link para o tema principal e para alguns divertidos sons do jogo. Tudo cortesia do site dos desenvolvedores:
- Tema principal do Toejam & Earl:
http://www.tjande.com/audio/tje_theme.mp3
- Arquivos de som:
Mapas e Níveis:
O mapa de cada nível vai sendo aberto a medida que se caminha por ele, mas se você ouvir um telefone procure atender antes que ele pare de tocar. Achando o telefone ele revela algumas áreas do mapa que ainda estão encobertas. Alguns níveis possuem um pedaço da nave e outros não. Assim que se chega de elevador a um novo nível é anunciado se neste nível tem ou não um pedaço da nave. Ah! Para subir um nível você tem que achar o elevador. Você retorna ao nível anterior se cair da borda do terreno ou em algum buraco. Você ganha 1 ponto por cada pedaço do mapa revelado. Ao todo são 25 níveis.
Promoções:
Tanto Toejam quanto Earl podem ser promovidos durante o jogo. Você começa o jogo como “wiener” e pode chegar a “funklord”, passando por títulos como dude, homey e rapmaster, só para citar alguns. Cada vez que você é promovido você ganha uma vida e sua barra de energia aumenta. Para ser promovido você tem que acumular uma certa quantidade de pontos (para chegar a Funklord tem que ter 880 pontos) ou encontrar o presente “promotion”.
Terráqueos
Os terráqueos que Toejam e Earl encontram pelo caminho na sua maioria causam algum dano. Do dentista sádico a marmota que te rouba os presentes, dos nerds a dançarina de ula-ula que te deixa rebolando, eles só te atrapalham. Apenas o homem-cenoura, o mago, o papai-noel e a cantora de ópera te ajudam. Algumas armas podem ser usadas para destruí-los, como tomates e estilingues, mas na maioria das vezes é mais fácil fugir deles ou enganá-los usando um boneco inflável, o utilíssimo Decoy. Tanto as armas como o boneco só podem ser ganhos em presentes e têm munição/tempo limitado de uso.
Comida
A barra de energia diminui sempre que somos atacados, mas para recuperar energia vários tipos de guloseimas estão espalhados pelos 25 níveis do jogo. Sundaes, pizzas e hamburgers são alguns dos ítens que aumentam nossa energia, mas cuidado, pois nem toda comida faz bem, pão mofado, espinha de peixe e repolho velho diminuem sua energia se consumidos. Basta passar por cima do ítem para se alimentar. Tem também a cerveja, que deixa nossos heróis arrotando por um tempo, mas também aumenta a energia.
Presentes:
Andando pelos diversos níveis, ToeJam e Earl vão achar presentes que podem ser bons ou maus. São mais de 20 presentes diferentes que podem ser encontrados; cada um deles com uma função específica. A bóia, por exemplo, permite que você se mova pelos lagos com mais rapidez e sem o risco de morrer afogado. Já o livro faz com que seu personagem durma e fique vulnerável a ataques de inimigos. Todos os presentes são usados assim que abertos. Vários deles possuem um tempo pré-determinado de duração, como a já citada bóia. Se você ficar muito tempo de bobeira explorando um lago com a bóia e terminar seu tempo de uso, ela desaparece e você afunda. Os presentes inicialmente não são identificados. Você só sabe o que tem dentro ao abri-lo. Se depois você achar um presente idêntico, você já vai saber o que tem dentro e ele será automaticamente identificado. Você pode pagar ao homem-cenoura para identificar um presente também, mas avistar o homem-cenoura é tão difícil quanto achar o papai-noel. O Papai Noel se for visto e alcançado a tempo te deixa presentes. Quando jogamos em dupla podemos dividir os presentes com o parceiro. Ainda existe um presente, chamado randomizer, que simplesmente mistura todos os presentes, fazendo com que você tenha que identificá-los de novo.
Enfim, todo esse esquema de presentes é a alma do jogo. E de jogo para jogo os presentes mudam. Se num jogo o presente verde era os tomates no próximo pode ser uma vida extra. Você tem um número limitado de presentes que pode carregar. Alguns presentes, apesar de bons, são difíceis de controlar e podem se tornar um martírio, como os patins com foguetes. Finalmente, vale citar que a cada presente aberto você soma pontos.
Dinheiro:
Você pode achar dinheiro no chão ou em presentes. O dinheiro pode ser usado de diversas maneiras, como comprar ítens na caixa de correio ou pagar a cantora de ópera para te seguir por um tempo eliminando os inimigos.
Multiplayer:
Se o jogo para uma pessoa já é divertido, com duas então fica excepcional. Uma comanda o ágil e mais fraco ToeJam e a outra o forte, mas lento, Earl. Quando eles se afastam muito um do outro a tela se divide para mostrar as aventuras dos dois. Tem algumas características como a troca de presentes e o “high five” – aquele cumprimento batendo nas mãos do outro com as duas mãos espalmadas – que só aparecem no jogo para duas pessoas. O “high five” permite que você passe parte da sua energia para o amigo. Você pode até dar uma vida para seu amigo caso ele perca sua última e você tenha alguma sobrando. Eles também conversam entre si. Por exemplo, quando ambos estão subindo no elevador as vezes o ToeJam pergunta para o Earl se ele peidou! Quando ToeJam e Earl estão em uma mesma tela e se abre um presente, o efeito desse presente afeta ambos os personagens.
Mais Toe Jam & Earl:
Em 1993 a SEGA lançou a continuação desse jogo: Toejam & Earl 2 – Panic on Funkotron. Toejam & Earl 2, apesar de ser graficamente superior ao primeiro, não fez tanto sucesso por não ter o mesmo estilo de jogo e humor do original. Não deixa de ser um bom jogo de plataforma, mas não tem mesmo o charme e a jogabilidade apurada do primeiro.
Em 2002 Toejam & Earl 3: Mission to Earth foi lançado pela SEGA para o X-Box.
Os dois engraçados alienígenas ainda fizeram uma ponta no mini-jogo “Ready! Aim! Tomatoes!”. Um jogo de tiro que faz parte do cartucho Menacer 6-in-1, lançado para promover a bazuca da SEGA.
Curiosidades:
- Reparem na semelhança do início do tema principal de ToeJam & Earl com o começo da música de abertura do reality show “O Aprendiz”.
- ToeJam & Earl podem ter sido influenciados por uma história em quadrinhos do Alan Moore: D.R and Quinch.
- O fim de ToeJam & Earl é jogável! Você pode comandar os alienígenas mesmo após aparecer o “The End” no fim do jogo.
-ToeJam & Earl ainda apareceram em 2 cartuchos de pintura para o Mega Drive: Art Alive e Wacky Worlds.
- Por pouco não foi lançada uma versão de ToeJam & Earl para o Dreamcast, inclusive com modo online.
- A Paramount adquiriu os direitos para fazer um longa de animação com o ToeJam e Earl a ser produzido em parceria com a Nickelodeon. O desenho seria baseado no terceiro jogo da série.
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